sexta-feira, 19 de junho de 2009

Doença de peso


Uma tendência tipicamente feminina começa a ganhar espaço entre os homens. Não, não se trata de um positivo ponto de igualdade entre os sexos. Muito pelo contrário. A “mania” que se alastra é extremamente perigosa e pode acabar em morte: a anorexia.

Distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, a anorexia nervosa sempre fez suas maiores vitimas entre as mulheres – mais de 90% dos casos. A novidade é que agora sua ocorrência também cresce no universo masculino.

Tanto que o Ambulim (USP), maior ambulatório para tratamento de transtornos alimentares da América Latina, inaugurou neste ano uma ala exclusiva para tratamento de pacientes homens. “O Ambulim existe desde 1992. De lá até 2007, atendemos cerca de 1900 meninas e três rapazes. Em 2008 apenas já foram 20 rapazes”, revelou o psiquiatra Táki Cordás.

Segundo a nutricionista Joy Bauer, a obsessão por uma imagem corporal perfeita tem se tornado muito comum no sexo masculino, o que pode levar ao desenvolvimento da anorexia. "A mesma coisa que as mulheres sentem ao olhar as revistas, os homens também sentem, quando vêem um corpo musculoso e dividido" , afirmou Bauer.

As pessoas acometidas pelo transtorno alimentar, apesar de extremamente magras, se vêem obesas quando olham no espelho. Com medo de engordar, exageram na atividade física, fazem jejum, induzem o vômito e até tomam laxantes e diuréticos. Às vezes, os pacientes anoréxicos chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição que mata em aproximadamente 20% dos casos.

Foi temendo a morte, que o ex-modelo Jeremy Gillitzer (foto) decidiu procurar ajuda. Gillizter, que atualmente tem 36 anos e pesa 40 kg, começou a combinar exercícios cada vez mais intensos, com uma dieta de fome: habituou-se a comer apenas uma maçã e metade de um sanduíche, todos os dias. Em pouco tempo, seus músculos começaram a desaparecer e seu corpo definhar, juntamente com a queda de cabelo e dos dentes.

"Os homens sofrem as mesmas pressões que as mulheres sofrem. Manter-se dentro de um padrão estético é difícil”, desabafou o modelo que luta contra a “manorexia”, termo popular para designar a anorexia que afeta o sexo masculino.

Na verdade, manter-se dentro de qualquer tipo de padrão, é tarefa complicada. Ao longo dos tempos, a mídia vem se aperfeiçoando na habilidade de forjar comportamentos e de incutir nas pessoas desejos e objetivos padronizados. Este movimento de manada produz uma sociedade cada vez mais alienada e menos feliz.


Por Rufino Jr.

5 comentários:

  1. Muito interessante... nunca tinha visto a anorexia masculina. Realmente essa questão do padrão estético influernciar na saúde é extremanete complexa e o modelo citado teve sorte de saber quando pedir ajuda. Quantos e quantos não pedem... né?!


    Paula Falcão

    ResponderExcluir
  2. muito interessante divinooo...

    ResponderExcluir
  3. Interessante que a anorexia feminina está ligada ao padrão das modelos, ou seja, corpos cada vez mais magros. Já o padrão masculino geralemnte é associado a homens com a musculatura definida, geralmente não muito magros, mas mesmo assim causam o mesmo efeito de queda exagerada de peso nos homens...

    ResponderExcluir
  4. kkkk...boa mirela!
    divino,meu comentario vai ser bem ''mirela''....''que triste!!''kkkkkk
    tbm foi de coraçao!=)

    ResponderExcluir