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O anúncio do fim da categoria mais prestigiada do automobilismo mundial colocou muita gente de cabelo em pé.
Trata-se de uma briga política entre a Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, e a Associação das Equipes, a Fota.
A Fota, especialmente cinco montadoras envolvidas, querem ter mais controle sobre as regras. A FIA, por outro lado, considera importante que haja um órgão regulador independente para controlar o campeonato.
A crise teve início com a fixação do teto orçamentário, para a próxima temporada, em 130 milhões de dólares. Da Fórmula 1 atual, segueriam apenas Williams e Force India. Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Toyota, Red Bull, Toro Rosso e Brawn fariam seu próprio campeonato.
No sábado, dia 20, Bernie Ecclestone, chefe comercial da categoria, afirmou que os principais times poderiam não ter de se sujeitar à regra em 2010. O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, acredita que o fim da crise na Fórmula 1 não será difícil.
Parece que, enfim, a Fórmula 1 começa a ser "alinhada".
A Fota, especialmente cinco montadoras envolvidas, querem ter mais controle sobre as regras. A FIA, por outro lado, considera importante que haja um órgão regulador independente para controlar o campeonato.
A crise teve início com a fixação do teto orçamentário, para a próxima temporada, em 130 milhões de dólares. Da Fórmula 1 atual, segueriam apenas Williams e Force India. Ferrari, McLaren, Renault, BMW Sauber, Toyota, Red Bull, Toro Rosso e Brawn fariam seu próprio campeonato.
No sábado, dia 20, Bernie Ecclestone, chefe comercial da categoria, afirmou que os principais times poderiam não ter de se sujeitar à regra em 2010. O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, acredita que o fim da crise na Fórmula 1 não será difícil.
Parece que, enfim, a Fórmula 1 começa a ser "alinhada".
Por Thiago Hirakawa
a F1 não pode acabar!! preciso da minha diversão masoquista de fim de semana!!
ResponderExcluiragora, sério... sempre houveram brigas nos batidores da Fórmula 1. É impossível manter uma convivência pacífica com tanto dinheiro envolvido. Principalmente quando a Ferrari se sente prejudicada (eu adoraria ver a Ferrari fora por um tempo... mas isso não vem ao caso).
Concordo com a atuação da FIA, apesar de algumas regras parecem fora de contexto (tendo como base a idéia de que a F1, além de ser um esporte milionário, é também o centro de testes das grandes empresas automobilisticas... e nesse sentido, a concorrência "livre" de regras seria mais útil para os testes). Todo esporte precisa de uma regulamentação, e como esporte, a F1 tem que se encaixar em algumas regras para que as disparidades de investimento e equipamento (digo, carros) não sejam tão tão gritantes, e as equipes periféricas possam ter uma chance de conseguir um desempenho melhor.
todos os dias que lia sobre a crise na F1, nunca acreditava que realmente iria dar em alguma mudança significativa. E pelo visto, estou mais certo disso. No máximo, uma saída lá por outubro do nosso bom e encrenqueiro Mosley. Sou contra a estipulação de tetos orçamentários. Afinal, se não tem dinheiro, que vá correr na GP2 e não na F1. A anexação de mais três escuderias já está de bom tamanho para ano que vem [embora por mim, Force India e STR já podiam ter ido pro saco há muito tempo]. Enfim, adoro F1 com playboys milionários e pilotos excêntricos.
ResponderExcluirQUE VÃO PARA A GP2...TAMBÉM GOSTO DA F1 COMO ELA E´...!!! FÓRMULA 1 É UM LABORATÓRIO DE PESQUISA PARA AS GRANDES MONTADORAS.
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