A declaração espirituosa de Daniel nos faz lembrar dos satisfeitíssimos personagens das propagandas de TV da Brazil Connection, que se emocionam com facas elétricas: “Oh meu Deus! O corte é tão preciso!”.
Mas Daniel não é um consumidor qualquer. Conhecido como “The Consumer King”, ele é colaborador do blog sobre consumo consumerqueen.com no qual os críticos oficiais recebem produtos gratuitos e compensações econômicas de diversos fabricantes em troca de escrever seus comentários.
Logo, o aspirador de pó pode até ser bom, mas a opinião do “Rei do Consumidor” é no mínimo duvidosa. Tanto que a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos decidiu intervir no assunto: o órgão pretende aprovar novas medidas que permitam controlar blogueiros e anunciantes mais de perto.
"Se você entra em uma loja, você sabe que o vendedor é um vendedor. Na internet, o consumidor deveria saber se alguém tem uma motivação econômica para dizer o que está dizendo", disse à imprensa americana Rich Cleland, da divisão de práticas propagandistas da CFC.
Em tempo, os administradores do Consumerqueen afirmaram que, apesar de obterem compensações por seus artigos, suas opiniões sobre os produtos analisados são, sobretudo, sinceras. “Oh meu Deus, eles são tão incrivelmente honestos!”.
Por Rufino Jr.